Conteúdo elaborado pela dermatologista, Dra. Marina Barletta no blog: Portal Tricologia
A alopecia areata é uma doença em que a queda de cabelo está fortemente relacionada com o psicológico. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a etiologia é desconhecida, mas tem alguns fatores implicados, como a genética e a participação autoimune. Além disso, constataram que fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos também podem desencadear ou agravar o quadro.
A alopecia areata possui como principal sintoma a queda de cabelo. Mas os dermatologistas observaram que o principal dano que esta enfermidade pode causar é o sofrimento do paciente. Algumas pessoas relataram que na época da queda de cabelo também passaram por outras dificuldades na vida, como divórcio, luto, perda de emprego, dentre outros.
Então, em que momento iniciar a psicoterapia? Geralmente é indicado começar um tratamento quando há um sofrimento muito intenso e este estiver afetando as várias esferas da vida do sujeito, como no trabalho, na família e com os amigos. O tratamento psicoterápico pode ajudar a pessoa a lidar com seu sofrimento e a se posicionar de outra forma diante das dificuldades da vida.