“A Vaidade é fundamental durante o tratamento”, afirma Oncologista

A Vaidade é fundamental durante o tratamento”, afirma Oncologista

Especialista afirma em entrevista a Gazeta de Pinheiros que cuidado com a beleza é fundamental durante o tratamento contra o câncer de mama

“Enquanto houver vaidade há vida” – esta é a frase da psico-oncologista do Instituto Paulista de Cancerologia, Vera Anita Bifulco. E detalha: “não falo de exageros, é um autocuidado, que vai desde hábitos alimentares até hábitos de vida.”

Na verdade, trata-se de um fator de extrema importância, pois a paciente que faz de tudo para se cuidar e ficar melhor reflete isso de forma positiva durante o tratamento, passando da melhor forma possível por esse desafio. Quando, ao contrário, ela deixa de investir em si mesma, é como se tivesse jogado a toalha, desistido! Esse é o caso que me preocupa mais, relata.

O bem-estar começa no vínculo de confiança que o paciente tem com o médico, o que permite melhor aderência no tratamento, uma vez que o câncer tem uma conotação de sofrimento e morte. É um período de muitas perdas e lutos, como, por exemplo, a alteração de imagem com a queda de cabelo e pelos.

O atendimento multiprofissional é eficiente por tratar o paciente de forma holística, integral, levando em conta todos os aspectos que norteiam o cuidar e em todas as fases do tratamento, da prevenção à busca pela cura, podendo chegar aos cuidados paliativos. Esses cuidados abrangem os aspectos físicos, emocionais (mentais) ou espirituais, em que a beleza e a autoestima são um contínuo e integram esse cuidar.

Acessório mais procurado

Considerada a “Chanel das perucas”, Yaffie Begun afirma que, quando uma mulher a procura, já entra em sua casa com baixa autoestima. Entretanto, ao sair, percebe-se uma mudança radical.

“No início, a peruca é um “elefante branco” que provoca medos e dúvidas, porém, em pouco tempo provando algumas peças, ela percebe que manterá seu visual bonito, natural, e que sua aparência anterior não será afetada. Desta forma, o acessório lhe traz confiança, fé, alegria e força para buscar todas as alternativas para seu pronto restabelecimento”, conta.

“Minhas clientes criam uma conexão comigo que vai além da relação comercial”, finaliza Yaffie.

Maior aderência ao tratamento

Segundo Fernando Cotait Maluf, oncologista e diretor do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, “o cuidado com a beleza e o com o bem-estar são fundamentais na procura da autoestima de um paciente com câncer”.

Na verdade, além de procurar os melhores tratamentos oncológicos, dentre eles a cirurgia, a radioterapia e os medicamentos, é fundamental que o paciente se mantenha motivado para uma maior aderência ao tratamento e para poder findá-lo da melhor maneira possível.

“Nesse sentido, essas medidas, como, por exemplo, a parte da vaidade preenchida, a parte visual é fundamental para que as mulheres e os homens se mantenham neste grande grau de energia para terminar do modo mais brilhante possível o tratamento oncológico”, finaliza.

crownwigs.com.br

Compartilhe este post nas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Posts mais recentes

Open chat
Fale Conosco!