PRÓTESES CAPILARES E PERUCAS

PRÓTESES CAPILARES E PERUCAS

Conteúdo elaborado pela dermatologista, Dra. Marina Barletta no blog Portal Tricologia

A prótese capilar e as perucas são uma das opções para as pessoas que perderam todo ou quase todo o cabelo e que já não respondem mais aos tratamentos e que não apresentam mais área doadora para realizar transplante capilar. Mas quais são as principais diferenças. A prótese capilar é uma peça confeccionada para substituir os cabelos dos usuários. Os fios da prótese são fixados, fios a fios ou em pequenos grupos, a uma tela ou película fina que simula a pele humana. Essa base é então aderida à cabeça de forma temporária ou semipermanente. Então qual seria a diferença entre prótese capilar e peruca? A verdade é que não existe uma definição “oficial” dos termos que permita diferenciá-los.

Historicamente, o termo “prótese capilar” surgiu nos EUA, para os pacientes que tiveram a perda de cabelo como consequência de uma doença, acidente ou tratamento pudessem classificar os gastos com essas peças como despesas médicas, e conseguir que eles fossem cobertos pelos planos de saúde e reduzidos do imposto de renda. Atualmente, alguns defendem que a peça só é uma prótese se for utilizada num contexto médico. Outros dizem que a diferença é que a peruca fica presa na cabeça apenas com elásticos, presilhas ou grampos, enquanto a prótese é aderida à cabeça com adesivos ou cola específica. Isso permite que a pessoa pratique esportes e sue, tome banho ou entre na piscina sem precisar retirá-la. Por fim a prótese pode ser feita para cobrir áreas pequenas da cabeça, de acordo com a necessidade do cliente. Já a peruca é sempre uma peça que cobre a cabeça inteira. Quais as principais vantagens e desvantagens das próteses em relação as perucas.

Prótese Capilar

Vantagens: serve para maioria das doenças como alopecia androgenética, alopecia areata, alopecia cicatricial, tricotilomania e pacientes em tratamento quimioterápico. O resultado é imediato apesar de não ser definitiva, é uma solução de duração prolongada; possibilita que a pessoa realize todas as atividades do seu dia-a-dia sem restrições (como praticar esportes, entrar na piscina ou no mar, tomar banho, dormir e prender os cabelos); não tem uma  contra indicações (salvo em casos de alergia a algum dos materiais utilizados, o que é raro, visto que os componentes da maioria das próteses e produtos de manutenção são hipoalergênicos); é totalmente reversível.

Desvantagens: Requer manutenção periódica, exige uma técnica de lavagem específica e as vezes em locais especializados. Os modelos de maior qualidade e com fios naturais costumam ser mais caros.

Converse com seu dermatologista para maiores informações.

Perucas

As perucas não precisam de nenhum tipo de cola ou adesivos para fixação, visto que a toca na parte interna já é tecido levemente elástica, o que proporciona elasticidade e conforto! Alem dessa técnica tem também um tecido na parte interna chamado de Hair Grip que adere ao couro cabeludo, nesse caso para pessoas sem nenhum cabelo. conheça os produtos 

no caso do uso da peruca com cabelo, a peruca tem na parte interna dois tic tac laterais que proporciona segurança, podendo assim realizar exercícios físicos e manter uma rotina agitada no dia a dia.

Ao contrario da prótese as perucas podem ser retiradas quando desejar, sem precisar de manutenção periódica, as perucas são lavadas em casa e preferencialmente fora da cabeça, o que proporciona higiene todos os dias ao couro cabeludo e a peruca, podendo ser lavada uma vez por semana.

Compartilhe este post nas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Posts mais recentes

Open chat
Fale Conosco!