5 formas de lidar com câncer que causa queda de cabelo

câncer causa queda de cabelo

Alguns tipos de câncer causam queda de cabelo. A perda de cabelo é um efeito colateral comum no tratamento do câncer, efeito colateral da quimioterapia, terapia direcionada, radioterapia ou um transplante de células-tronco (medula óssea). Esses tratamentos contra o câncer podem prejudicar as células que ajudam o cabelo a crescer. Inclusive podem afetar os pelos de todo o corpo, incluindo cabeça, rosto, braços, pernas, axilas e região pubiana.

Sabemos que lidar com a queda de cabelo não é fácil, mas calma rainha, tem jeito. Por isso, reunimos algumas formas de amenizar a sensação de não se reconhecer ou não se sentir bem durante com sua aparência durante o tratamento. Continue lendo e confira 

 

Tipos de tratamento de câncer que causa queda de cabelo

 

Quimioterapia 

A melhor maneira de descobrir se o tipo de câncer causa queda de cabelo é conversando com seu médico porque essa informação dependerá do seu tipo de tratamento. 

Nem toda quimioterapia causa queda de cabelo, mas alguns medicamentos quimioterápicos são mais propensos a causar queda ou desbaste de cabelo. O cabelo geralmente não cai assim que você inicia a quimioterapia. Geralmente, leva várias semanas ou ciclos de tratamento e tende a cair 1 ou 2 meses após o início do tratamento.

A quantidade de cabelo que você perde depende do medicamento e da dose. Também depende se você recebe a quimioterapia na forma de pílula, na veia ou na pele. E a quantidade de perda de cabelo é diferente para cada pessoa. Você e outra pessoa podem tomar o mesmo medicamento para o mesmo câncer e ainda assim perder diferentes quantidades de cabelo.

 

Radioterapia

A radioterapia afeta apenas o cabelo na parte do corpo onde a radiação é direcionada. Geralmente, o cabelo volta a crescer depois de vários meses, mas pode ser mais fino ou ter uma textura diferente. Com doses muito altas de radioterapia, o cabelo pode não crescer novamente.

 

Terapia direcionada

Os medicamentos contra o câncer chamados de terapia direcionada não causam perda de cabelo completa. Mas, podem fazer com que o cabelo fique mais fino, cacheado ou mais seco do que o normal.

 

Terapia hormonal

Às vezes, a terapia hormonal para o câncer pode fazer com que o cabelo de uma pessoa fique mais fino. Isso pode acontecer vários meses a anos após o início da terapia. A terapia hormonal, geralmente, não causa perda de cabelo completa. 

 

O cabelo volta a crescer depois do tratamento?

O cabelo geralmente começa a crescer de 1 a 3 meses após o término da quimioterapia. Geralmente, leva de 6 a 12 meses para voltar a crescer completamente. Ele pode voltar a crescer mais fino, mais grosso, crespo ou de uma cor diferente. Mas,  volta ao normal com o tempo.

 

5 formas de lidar com a queda de cabelo causada pelo câncer

 peruca para quem tem câncer

A perda de cabelo pode causar mais do que uma mudança em sua aparência física. Pode ser um desafio emocional que afeta sua auto imagem e qualidade de vida. É importante ser gentil consigo mesmo durante esse período estressante.

As pessoas lidam com a perda de cabelo de maneiras diferentes. Há 8 anos atendemos milhares de Rainhas que nos contaram como elas amenizam a queda de cabelo causada pelo câncer. Listamos as dicas que elas nos deram, veja abaixo Rainha:

 

Não guarde seus sentimentos

Falar sobre seus sentimentos com um psicólogo e com pessoas que você confia pode ser reconfortante. Também pode ser útil entrar em contato com outras pessoas que sofreram queda de cabelo, como através de um grupo de apoio online, e descobrir o que funcionou melhor para elas para lidar com a queda.

 

Se preparando para o câncer que causa queda de cabelo

Você pode optar por cortar o cabelo mais curto. Um penteado mais curto pode fazer o cabelo fino parecer mais cheio. Algumas pessoas decidem raspar a cabeça com antecedência ou assim que a queda de cabelo começar. Isso pode ajudar a caber melhor nas perucas ou outras coberturas de cabeça.

 

Converse com a família

Pode ser útil preparar sua família e amigos sobre a possibilidade de você perder cabelo. Isso é especialmente verdadeiro para crianças. Isso pode amenizar a ansiedade se a mudança em sua aparência for algo que eles não esperam. Isso, por sua vez, pode te ajudar a se sentir melhor, além de contar com o apoio dos familiares.

 

Use e abuse dos acessórios

Se você quiser usar um lenço, chapéu ou outra cobertura para a cabeça, compre alguns desses itens com antecedência. Isso pode fazer você se sentir mais preparado para quando a queda de cabelo começar. Selecione aqueles feitos de materiais macios que não coçam. Pode ser útil ter itens em materiais mais leves e mais pesados, para seu conforto e em diferentes temperaturas.

.

Aposte nas Perucas de Cabelo humano

Você pode optar por usar uma peruca de cabelo humano quando começar a perder cabelo. Você pode fazer seu pedido online ou visitar o Ateliê Crown Wigs, onde terá atendimento especializado para encontrar a peruca ideal para seu rosto.

O Ateliê Crown Wigs é um espaço de venda de perucas especificamente para pessoas com câncer. Isso significa que o atendimento entende o que você está passando no momento, por isso sabemos a melhor peruca que vai te ajudar durante o tratamento, sem perder em qualidade e conforto. Clique e agenda sua visita

Leia também: Melhores Perucas de Cabelo natural para quem faz quimioterapia

.

Última coisa…

O que você achou do artigo? Nosso objetivo é te ajudar a manter sua autoestima durante o tratamento. Se tiver alguma dúvida, clique no link e converse conosco.

 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Tamanhos, cuidados
e muito mais

Como as medidas para a sua peruca, guia de manutenções e cuidados e muito mais. Tire todas as suas dúvidas sobre a sua peruca Crown Wigs.

Open chat
Fale Conosco!