CrownWigs Dicas: Qual a diferença entre lace e peruca?

diferença entre lace e peruca

As laces e perucas são uma forma de empoderar mulheres que desejam renovar sua aparência e se sentirem bem consigo mesmas. Mas, apesar de populares, muitas pessoas acreditam que as duas técnicas são iguais. Por isso, o texto de hoje visa esclarecer a diferença entre lace e peruca.  

Apesar de estrelas do cenário musical nacional e internacional terem popularizado o seu uso, a história das perucas e lances precedem esses acontecimentos e o significado que carregam está fortemente atrelado à autoestima e à liberdade da mulher.  

Assim, para saber mais sobre o contexto histórico desses acessórios que por milhares de anos conquistam mulheres – e homens também – leia o artigo abaixo, e descubra qual a diferença entre lace e peruca.  

VEJA AGORA DIFERENÇA ENTRE LACE E PERUCA

lace

Peruca durante a história  

Egito antigo 

Apesar de ainda existir um certo nível de preconceito em relação às perucas hoje em dia, no Egito antigo, época em que foram criadas, o acessório era visto como símbolo de elegância e poder.  

A peruca se popularizou no Egito antigo, isto é, cerca de 3200 a.c. A princípio, a peruca foi criada com o objetivo de proteger os egípcios das condições climáticas e impedir a proliferação de piolhos.  

Mas, a sociedade egípcia sempre valorizou a moda e exaltou a beleza e não demorou muito para a peruca começar a ser usada como um acessório. Assim, a principal matéria prima utilizada para a confecção das perucas era a crina de cavalos e bodes.  

Naquela época, o acessório servia também para identificar as classes sociais. Dessa maneira, as perucas mais ornamentadas e confeccionadas com os melhores materiais eram reservadas aos nobres da época. No entanto, não havia exclusividade de gênero, naquela época todos aderiram ao acessório.  

Já entre o povo romano, a peruca era popular principalmente entre as mulheres, que encontraram nela uma solução fácil para se tornarem loiras, já que naquela época, os habitantes daquela área eram necessariamente morenos.  

Europa  

Você já deve ter visto filmes ou obras de arte que retratam o povo europeu usando o acessório. Isso porque durante o século XVII, a época de ouro na Europa, as perucas eram consideradas objetos de prestígio e eram utilizadas pela nobreza, como o rei Luís XIII, da França e o rei Carlos II na Inglaterra, por exemplo.  

Naquela época as perucas eram uma importante peça para compor as vestimentas masculinas. Tamanho era o seu valor que em alguns lugares considerava-se ofensivo que um cavalheiro saísse nas ruas com o seu cabelo natural à mostra.  

Durante a Revolução Francesa, em 1979, diversos costumes relacionados à antiga nobreza foram abolidos, dessa forma, o costume de utilizar perucas sofreu um declínio. Porém, atualmente a peruca é utilizada em algumas situações formais do cotidiano europeu, como nos tribunais, por exemplo. 

O que é lace? 

diferença entre lace e peruca

Pode-se entender a lace como a evolução da peruca utilizada no Egito Antigo. No entanto, as laces se assemelham ao cabelo natural, pois, a parte superior imita o couro cabeludo, tornando a mudança de visual mais realista.  

Historicamente a primeira lace foi patenteada pela americana Christina Jenkins em 1951. Porém, somente em 2003 o congresso Estadunidense reconheceu Jenkins como pioneira da técnica de tecelagem de fios, processo que torna a lace tão natural.  

Assim, apesar de ter surgido em meados da década de 50, as laces se popularizaram nos Estados Unidos somente na década de 90, quando celebridades como Whitney Houston, Beyoncé, Kelly Rowland e mais tornaram comum as aparições com laces nos grandes eventos de Hollywood.  

O acessório faz parte também do vestuário das brasileiras, especialmente aquelas que estão passando pela transição capilar (processo em que se livra do cabelo com produto químico) ou alguma questão de saúde que envolve o enfraquecimento ou queda dos fios.  

No entanto, muitas mulheres adotaram as laces pela versatilidade que ela proporciona, já que é possível mudar de visual radicalmente a qualquer momento sem prejudicar o cabelo natural. 

Recentemente, a Influencer Camilla de Lucas chamou a atenção dos telespectadores por causa da sua constante troca de visual durante o Big Brother Brasil, reality show do qual estava participando. 

Camilla afirmou que utiliza as laces como alternativa para facilitar o processo de transição capilar. Durante esse processo a autoestima da mulher pode ser prejudicada, já que o cabelo fica sem definição e vitalidade.  

Os valores das laces variam de acordo com o modelo e o material utilizado para confeccioná-la, assim, pode ser utilizado cabelo sintético ou natural. Este último costuma ter um valor mais alto, variando entre R$ 700 e R$ 8 mil reais.  

Principais Diferenças entre lace e peruca

Apesar de ambas serem utilizadas como artigos de moda, existem diferenças entre a peruca e lace. Assim sendo, a principal diferença é que a peruca não possui a tela que imita o couro cabeludo, com isso, não é preciso cola para fixá-la na cabeça.  

Por outro lado, a lace possui uma aparência mais natural, os cabelos são colocados fio a fio com a ajuda de uma agulha na tela que imita o couro cabeludo, assim, quando colada na pele, a impressão é que o cabelo está realmente saindo da cabeça.  

diferença entre lace e peruca

Tipos de peruca 

Com o passar dos anos as perucas foram se atualizando e atualmente existem diferentes tipos de acabamento, confira: 

HeadBand 

Esse tipo de peruca contém uma touca e densidade menor do que uma peruca regular. Na parte inferior da touca existem quatro pentes que ajudam a fixar o acessório na cabeça, excluindo assim a necessidade de colar a peruca no couro cabeludo.  

Half Wig  

Esse modelo também se assemelha a uma peruca convencional, no entanto, tem um tamanho menor e pode ser utilizado juntamente com o cabelo natural. Contém 10 pentes em sua touca para ajudar na fixação, também não é necessário utilizar cola.  

Tipos de lace  

Lace front wig  

Esse tipo de lace geralmente é mais barata, isso porque a tela que imita o couro cabeludo se concentra apenas na parte frontal da lace. Dessa forma, sua confecção custa menos para os fabricantes e isso reflete no seu valor.  

Full lace  

Por outro lado, para obter uma full lace é preciso de um investimento maior. Pois, a tela que imita o couro cabeludo é disposta em toda a touca da lace, deixando a aplicação ainda mais natural.  

A aplicação da lace pode ser feita em casa com o auxílio de diversos tutoriais disponíveis na internet. No entanto, muitas mulheres preferem recorrer a um profissional para fazer a aplicação, garantindo maior durabilidade e qualidade.  

Diferença entre lace e perucas: Cuidados  

diferença entre lace e peruca

Apesar de suas diferenças, os cuidados que se deve ter com a peruca e a lace são similares. Confira abaixo algumas dicas para ajudar a preservá-las: 

Diferença entre lace e peruca: Guarde adequadamente  

O ideal é que você tenha um suporte para colocar a sua peruca/lace quando a remover, como um manequim ou cabeça de espuma, por exemplo. Guardá-las desse jeito preserva os fios e o estilo do cabelo.  

No entanto, se você não tem espaço para armazenar seu cabelo dessa forma, você pode utilizar a própria embalagem do produto ou em bolsinhas de seda para guardá-las em segurança. Lembrando que, é importante que você não dobre o cabelo para não criar marcas permanentes. 

Penteie com cuidado  – essa é uma das diferenças entre lace e peruca

Pentear a peruca/lace da maneira correta é extremamente fundamental para manter sua qualidade. Existem escovas com formatos específicos para perucas e laces que desembaraçam os fios sem danificá-los. 

Lave com frequência 

 O indicado é que se lave a peruca/lace uma vez por semana para retirar a poeira, acúmulo de produtos e etc. Para lavar o cabelo sintético basta diluir um pouco de shampoo em um balde com água e mergulhar a peruca/lace dentro. Deixe o produto agir por alguns minutos.  

Em seguida, passe os dedos gentilmente entre os fios para desfazer os nós que se formaram. Após isso, enxágue o produto até retirar todo o produto.  

Deixe secar naturalmente  

É preciso deixar o cabelo naturalmente, isso porque a alta temperatura pode comprometer as fibras do fio. Assim, absorva o excesso de água com uma toalha ou camiseta, após isso, estenda a peruca/lace em um cabide ou algum lugar em que ela fique totalmente esticada e aguarde secar naturalmente.  

Dicas extras sobre diferença entre lace e peruca: 

  • Penteie a peruca/lace somente quando estiver totalmente seca; 
  • Em casos de cabelo sintético, nunca use chapinha no cabelo; 
  • Escove a peruca/lace a cada utilização para evitar que os fios embaracem, lembre-se de utilizar a escova adequada; 
  • Sprays, mousses e outros produtos para cabelo devem ser dissolvidos em água antes de entrar em contato com o cabelo; 
  • Não utilize nenhum tipo de produto químico ou coloração no cabelo sintético.  

 

É recomendável que você sempre tire dúvidas sobre o produto com o seu fornecedor. Pois, com os cuidados certos a sua peruca/lace terão maior durabilidade e não perderão a qualidade.  

Em resumo, falamos tudo sobre  a diferença entre peruca e lace. Lembrando que ambas podem e devem ser utilizadas com total liberdade sem receio algum. Então não perca tempo, escolha um modelo e mude o visual! 

Veja ainda em nosso site: Como lavar uma peruca de Cabelo Humano!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Tamanhos, cuidados
e muito mais

Como as medidas para a sua peruca, guia de manutenções e cuidados e muito mais. Tire todas as suas dúvidas sobre a sua peruca Crown Wigs.